sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Relações entre China e Laos alcançam uma altura histórica!

Publicado por ‘’ Manos Fuera de China’’

Traduzido por I.G.D.

O presidente da República Popular da China, Xi Jinping, se reuniu hoje (1 de setembro) com o presidente do Laos, Choummaly Sayasone, e disse que as relações entre China e o país do sudeste asiático atingiram um grau jamais visto.

Choummaly está em Pequim para assistir a comemoração do 70º aniversário da Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa, na Segunda Grande Guerra.

Xi, que também é secretário-geral do Partido Comunista da China (PCCh), manifestou o seu apreço ao Partido Popular Revolucionário do Laos (LPRP) e ao governo do Laos pelo seu apoio para as celebrações do Dia da Vitória.

China e Laos foram vítimas da Segunda Guerra Mundial, disse Xi, e acrescentou que ambos povos colaboraram para combater a agressão e engajaram-se na luta pela independência nacional.
A China espera contribuir ainda mais para a paz e ao desenvolvimento mundial junto com Laos e outros países, destacou Xi Jinping.

Choummaly, que também é secretário-geral do Comitê Central do PPRL, elogiou a grande contribuição da China durante a Segunda Guerra Mundial e a amizade profunda construída entre os povos chineses e laosianos ao lutar lado a lado.

China tem organizado uma série de eventos para o 70º aniversário do fim da Segunda Grande Guerra, os quais culminarão com um desfile militar em 3 de setembro em Pequim.

Ao elogiar os atuais laços bilaterais e os esforços de Choummaly na confiança e cooperação mútuas desde que assumiu o cargo em 2006, Xi disse que a relação entre os dois países e os dois partidos políticos ‘’ ingressaram em seu melhor período da história’’.

Os últimos anos atestaram um crescimento enorme da cooperação bilateral, com maiores conexões entre ambos países, acrescentou o Presidente Xi.

O presidente chinês disse que seu país está disposto a trabalhar com o Laos para dar impulso a associação de cooperação estratégica integral e agregou que a associação conta com um alto grau de confiança mútua, assistência mútua e reciprocidade.

Xi pediu para as ambas partes manter intercâmbios de alto nível entre os dois partidos políticos e países e a reunião anual entre os dois presidentes.

A República Popular da China está pronta para avançar na cooperação com Laos sob as iniciativas de ‘’ a Faixa e a Rota’’ e a cooperar na produção, indicou o presidente chinês.

Xi também pediu para ambas as partes impulsionarem a cooperação nos âmbitos da segurança, cultura, turismo, educação e intercâmbios juvenis.

Ao elogiar o apoio de muito tempo do Laos para a China em relação aos assuntos internacionais e regionais, Xi disse que a China espera que ambas as partes possam seguir cooperando na Organização das Nações Unidas, a Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) e a Cooperação Econômica na Sub-região do Grande Mekong.

Ao informar a Xi sobre a situação internacional do Laos, Choummaly expressou seu apreço pelo apoio e assistência da China e disse que o Laos deseja manter contatos muito estreitos com a China e fortalecer a cooperação nos assuntos internacionais e regionais.


Logo depois das conversações, os dois presidentes firmaram de uma série de acordos entre ambos governos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário