segunda-feira, 20 de junho de 2016

Solidariedade! Vietnã doa 5.000 toneladas de arroz para Cuba

Do teleSUR

Traduzido por I.G.D.

A doação é resultado de quase seis décadas de amizade e cooperação entre os dois aliados tanto na política como na economia.
Vietnã e Cuba assinaram, na quinta-feira, 17 de junho, um documento confirmando a entrega de 5.000 toneladas de arroz do sudeste asiático para o país caribenho.













Uma delegação vietnamita liderada pelo Diretor da Reserva Nacional Geral Pham Phan Dun foi recebida em Havana pelo governo cubano, que realizou uma cerimônia em agradecimento a doação.
A remessa foi entregue no porto de Santiago de Cuba e é parte de uma promessa feita em setembro do ano passado pelo presidente da República Socialista do Vietnã, Truong Tan Sang, durante uma visita à ilha.
Naquela visita, Tan Sang também anunciou que seu país ajudaria Cuba a promover um maior desenvolvimento na agricultura.
Cuba e Vietnã estabeleceram laços diplomáticos em dezembro de 1960.
Durante a invasão dos Estados Unidos no Vietnã, Cuba forneceu tanto apoio moral como prático para as guerrilhas vietnamitas, incluindo suporte médico para soldados feridos durante a guerra e esforços para a reconstrução do país no período pós-guerra.
Desde então, ambos os países têm mantido uma forte relação em vários aspectos, incluindo construção, transporte, biotecnologia, educação, saúde, esportes e agricultura.
Tanto como um aliado político e econômico com uma história compartilhada de resistência ao colonialismo e ao imperialismo, o Vietnã é o segundo maior parceiro comercial de Cuba na Ásia, atrás da República Popular da China. Ele também é o principal fornecedor de arroz do país caribenho.
Em 2010, o Vietnã exportou 400.000 toneladas de arroz para Cuba sob pagamentos de créditos preferenciais, e outras 300.000 toneladas em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário