sexta-feira, 14 de julho de 2017

Sobre o uso de trotskistas como espiões dos japoneses na China



Mao Tse-tung, o secretário-geral do Partido Comunista da China, afirma sobre a cooperação dos japoneses com os trotskistas:

“Há pouco tempo atrás em uma das divisões do Oitavo Exército Revolucionário do Povo, um homem com o nome de Yu Shih foi exposto como membro duma organização trotskista de Xangai. Os japoneses o haviam enviado de Xangai para que ele fizesse um trabalho de espionagem no Oitavo Exército e realizar trabalhos de sabotagem. Nos distritos centrais de Hebei, os trotskistas organizaram uma ‘Companhia Partisan’ com instruções diretas do quartel-general japonês e chamaram-na de ‘Segunda Seção do Oitavo Exército’. Em março, os dois batalhões desta companhia organizaram um motim, mas estes bandidos foram cercados pelo Oitavo Exército e desarmados. Na região fronteiriça, tais pessoas foram presas pelas unidades de autodefesa camponesa que realizavam uma amarga luta contra os traidores e espiões.

Os agentes trotskistas estão sendo enviados para as Regiões da Fronteira onde eles aplicam sistematicamente todo o tipo de método em seus trabalhos de sabotagem contra a cooperação do Kuomintang e do Partido Comunista. Eles tentam destruir a moral dos soldados do Oitavo Exército, dos estudantes e dos povos das regiões fronteiriças. Eles tentam incitar as massas contra a Frente Única, contra o Governo Central, contra a guerra de independência, contra o marechal Chiang Kai-chek.”


Em uma entrevista com o jornalista soviético, R. Carmen, que atualmente está na China, Mao, reconhecido pelos japoneses como o melhor estrategista do país, declarou que as tentativas dos ingleses reacionários e outros políticos para convencer a China a abrir mão de seus planos estão destinados a serem destruídos. “A China não está apenas determinada a vencer o Japão, mas também a fortalecer a Frente Única Nacional e amplia-la. Apenas poucos elementos querem ter um entendimento com os japoneses e lutar contra o governo central anti-japonês e a Frente Única... Se não destruirmos tais elementos, então será difícil vencer os japoneses. Mas o povo chinês – e com ele os comunistas, os elementos progressistas no Kuomintang e os outros partidos – está determinado a levar a cabo a luta para uma conclusão vitoriosa”.

08/1939

Traduzido pela equipe do blog.

Original em inglês: http://www.revolutionarydemocracy.org/archive/trotskymao.htm









Nenhum comentário:

Postar um comentário